Os participantes, geralmente, apresentam certas
inibições nessa atividade. É importante começar com jogos simples (de desenho),
onde todos participem. Exemplo: Colocar no centro do círculo uma folha de papel
bem grande e canetas hidrográficas. Cada participante pode desenhar o que quiser
ou continuar um traço que já estava iniciado. Interrompe-se o desenho e outro
continua. São permitidos todos os tipos de linhas possíveis. A atividade deve
ser feita em silêncio e, se preferir, com uma música suave, ao fundo. Deve-se
estabelecer previamente um tempo para desenhar.
A partir daí outros jogos
devem ser introduzidos e ao final de cada atividade recomenda-se uma avaliação
para que cada um diga como se sentiu, o que mais ou menos o agradou, como se
sente trabalhando sozinho ou em grupo, etc.
1- Arte em partes
Material: uma folha grande de papel dobrada de forma sanfonada
e lápis ou canetas hidrocor.
Dobrar o papel de forma sanfonada. Combinar o que
irão desenhar. Exemplo: uma casa. Um participante desenha o telhado e dobra o
papel de modo que o outro não veja. O seguinte desenha o corpo da casa com
janelas e portas; um outro desenha o jardim. O tema pode ser trocado por um
animal, especificando-o (elefante, cachorro, passarinho, etc)
|
Variação: O jogo pode ser desenvolvido sem
que os colegas vejam. O disparate provoca riscos.
2- Desenho no ar (individual)
Material: papel e lápis.
Com o braço esticado no ar desenhar círculos e
formas ovais. Faça o mesmo com a outra mão. Tente agora fazer com as duas mãos
juntas, mas em sentidos opostos. Fazer três exercícios de cada tipo. Este
exercício favorece a concentração e trabalha os hemisférios cerebrais.
|
|
3- Desafio (individual)
Material: papel e lápis.
Desenhar linhas sinuosas ou quebradas, círculos,
flores e formas simples, com as duas mãos ao mesmo tempo do centro para os lados
e vice-versa, de cima para baixo e vice-versa, tanto no plano horizontal
quanto no vertical. Esta atividade desenvolve a coordenação
motora.
|
4- Gêmeos
Material: uma folha de papel grande, lápis ou caneta
hidrocor.
Forrar uma mesa com papel. Colocar uma criança em
cada lado da mesa. Com uma caneta hidrográfica em cada mão, cada criança irá
desenhar ao mesmo tempo o mesmo desenho, por exemplo: começando com o número 5
como se um espelho repetisse o mesmo desenho. As crianças poderão tocar
levemente o colega, mas não esbarrar. Gradativamente os temas dados serão mais
trabalhosos.
5- Só uma linha
Material: folhas grandes (uma por grupo), hidrocores.
Os participantes, em grupos, ficarão sentados em
círculo, em torno de uma única folha de papel. Cada participante com um hidrocor
poderá desenhar apenas uma linha por vez, durante o tempo
determinado.
6- Ponto Marcado
Material: número de papéis igual ao número de
participantes.
Cada participante recebe papel e lápis. Deverá
marcar três pontos bem visíveis na folha. As folhas são trocadas e cada um pode
desenhar o que quiser, desde que as linhas passem pelos três pontos marcados na
folha. O número de pontos pode variar e o tema do desenho pode ser
indicado.
|
|
7- Pintura em revesamento
Material: uma folha grande de papel por grupo; canetas e lápis
de cor.
Vários grupos são formados. Cada grupo recebe
algumas canetas hidrográficas, lápis de cor e uma folha grande de papel. Cada
participante desenha enquanto não houver música. Quando a música começar, os
participantes deslocam-se em torno do papel. Parando a música, eles param e
continuam a desenhar no lugar onde pararam. Ao final criam um título ou uma
frase de acordo com o que produziram. Os grupos verificam se há coerência nos
títulos ou frases elaboradas.
Variação: Ao tocar a música os grupos mudam de mesa e continuam o
desenho do grupo anterior.
8- Pintura grupal
Material: uma faixa de papel comprida (formulário contínuo de
computador), tintas e pincéis.
Dividir o papel em áreas de igual tamanho para
cada participante. Este escolhe uma área e durante algum tempo poderá pintar o
que quiser. Após esse tempo o educador avisa que cada participante tem vizinhos
e, a partir daí, é permitido ultrapassar as margens, buscando encadear os
diferentes quadros, formando um só quadro.
9- Siga a trilha
Material: uma trilha e duas canetas ou lápis de cores
diferentes.
O jogo desenvolve-se em dupla.
Desenhar no papel uma trilha pouco sinuosa, não
muito longa com uma pista de um centímetro de largura. Cada jogador, na sua vez,
coloca sua caneta ou lápis na linha de largura, de forma perpendicular,
segurando somente com um dedo. Faz força sobre o papel para o lápis deslizar e
fazer um traçado acompanhando o circuito. Se o lápis cair, a vez será do outro.
Cada um recomeça do ponto em que estava. O primeiro que chegar ganha
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário