OBJETIVO:
|
Reconhecer que a paciência revela
paz interior no fiel cumprimento dos
deveres.
|
1. ATIVIDADE
DINÂMICA:
2. HARMONIZAÇÃO
INICIAL
3. ATIVIDADE
INTRODUTÓRIA
Dar a cada participante um pedaço de barbante, com vários nós superpostos, mas não muito apertados, e pedir que desfaçam os nós. Quando acabarem, perguntar:
– Foi difícil realizar essa atividade?
– O que foi necessário para realizá-la?
4.1- Introduzir a reflexão, instigando a curiosidade para a história que será contada:
– Vocês acham que com paciência podemos conseguir tudo? Até o que parece impossível?4.2- Narrar a fábula de Esopo: O LEÃO E O RATINHO4.3- Promover a reflexão através das perguntas:
– Por que o leão achava que nunca ia precisar do rato?
– O leão teria saído da armadilha sem ajuda do ratinho?– Se o ratinho não tivesse paciência teria conseguido ajudar o leão?– Quais as outras qualidades que o ratinho demonstrou ter?– A boa ação que fez deu alegria ao ratinho?
– E na vida real, o mais forte, o mais poderoso, pode precisar do mais fraco? Você conhece alguma situação em que isso aconteceu?4.4- Através da exposição dialogada apresentar situações que revelam paciência, como, por exemplo:
– O atleta repete os exercícios de forma disciplinada, paciente e constante até alcançar seu objetivo maior.
– O jardineiro espera, com paciência, a hora de semear, de podar, de regar e de colher.– O aluno precisa estudar as matérias de que gosta e também as de que não gosta.– O cientista passa anos e anos, com paciência, pesquisando em seu laboratório até descobrir a cura de uma doença.– Assim também, com a mesma paciência, trabalham o tecelão, a bordadeira e outros.4.5- Concluir que:
Ü Todo trabalho para ficar bem feito necessita de dedicação e paciência.
Ü A impaciência gera ansiedade, que desgasta e exaure a pessoa e aqueles com quem convive.
Ü Sem a paz interior não se alcança a paciência. Portanto, é importante primeiro cultivar a paz no coração.
Ü Ter paciência nos ajudará a aproveitar bem o tempo, trabalhando sem desânimo para conseguirmos alcançar o que desejamos.
5.1- Propor a dramatização da fábula. Utilizar as máscaras do leão e do rato. (anexos 1 e 2)5.2- Caso o grupo tenha maturidade, propor que simule uma entrevista aos personagens da fábula.
Planejá-la:
– Que perguntas o grupo gostaria de fazer ao leão? E ao ratinho?
6.1- Relaxamento na forma habitual.6.2- Visualizar um bando de andorinhas que sobrevoam um campo cheio de flores. Uma delas busca pequenos galhinhos para terminar o ninho de seus filhotes. Suavemente apanha pequenos gravetos e pacientemente os coloca no ninho... pouco a pouco o ninho vai sendo construído... Você observa esse ninho já pronto... e pensa no quanto você também pode fazer se tiver paciência.6.3- Meditar:
A cada dia aprendo a ser
paciente.
|
7-
AUTO-AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário