Ü Com todos em silêncio, murmurar o nome de duas crianças que, sem ruído, trocam de lugar enquanto os outros permanecem imóveis.Ü Correr de um lado para outro na ponta dos pés, sem qualquer barulho, primeiro individualmente, depois em pequenos grupos e, em seguida, todo o grupo.Ü Trocar de lugar cadeiras dispostas em círculo.Ü Brincadeiras em que a criança “congela” o movimento, (por exemplo: Estátua; dançar parando onde está quando a música é suspensa).
Após essa preparação iniciar os exercícios de visualização:
•Mostrar um objeto ou uma figura de um só elemento e pedir que as crianças fechem os olhos e pensem firmemente no que viram. Exemplos: uma vela acesa, uma flor, uma árvore frondosa. |
•Criar essa imagem mental, acrescentando detalhes, como:
- sentir o perfume da flor;- ver galhos das árvores balançando ao vento;- acompanhar o percurso de uma folha ao vento.•Criar imagens mentais com mais de um elemento e com movimento, como:
- borboletas voando sobre flores; aos poucos vão pousando e tudo se aquieta.- um mar calmo e bonito formando pequenas ondas; ouvir o barulho do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário