sábado, 5 de novembro de 2011

Exercícios preliminares com as crianças

Quando trabalhamos com crianças pequenas precisamos primeiro prepará-las com exercícios de quietude e silêncio, que só poderão ser obtidos se houver o acordo de todos. O treino, então, precisa ser feito em situação lúdica para tornar-se um desafio. Podemos usar alguns exercícios montessorianos:
Ü Com todos em silêncio, murmurar o nome de duas crianças que, sem ruído, trocam de lugar enquanto os outros permanecem imóveis.
Ü Correr de um lado para outro na ponta dos pés, sem qualquer barulho, primeiro individualmente, depois em pequenos grupos e, em seguida, todo o grupo.
Ü Trocar de lugar cadeiras dispostas em círculo.
Ü Brincadeiras em que a criança “congela” o movimento, (por exemplo: Estátua; dançar parando onde está quando a música é suspensa).
Após essa preparação iniciar os exercícios de visualização:

•Mostrar um objeto ou uma figura de um só elemento e pedir que as crianças fechem os olhos e pensem firmemente no que viram. Exemplos: uma vela acesa, uma flor, uma árvore frondosa.
•Criar essa imagem mental, acrescentando detalhes, como:
- sentir o perfume da flor;- ver galhos das árvores balançando ao vento;- acompanhar o percurso de uma folha ao vento.
•Criar imagens mentais com mais de um elemento e com movimento, como:
- borboletas voando sobre flores; aos poucos vão pousando e tudo se aquieta.- um mar calmo e bonito formando pequenas ondas; ouvir o barulho do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário