Principio da lição: Deus deseja que demonstremos amor prático a todas as pessoas.
Base bíblica: Lucas 10:25-37
Texto chave: "Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” João 13:34b
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
·SABER que Jesus deseja que sejamos bondosos para com todos, não importa quem seja .
·Saber que fazer o bem alegra o coração de Deus
·Demonstrar amor prático a alguém.
Material:
·Uma copia com os dois rostinhos para cada criança (Figura 1 do quebra-gelo) para o quebra-gelo.
·Palitos de picolé ou outros pauzinhos para pregar os rostinhos do quebra-gelo.
·Uma copia para cada criança da folha para a atividade final (o cartãozinho com o coração)
·Uma copia dos desenhos recortados para contar a parábola.
Quebra-gelo:
Rostinhos dos moldes em anexo –
Figura 1- Prepare círculos com um rostinho alegre de um lado e um rostinho triste do outro para cada criança, (presos por palitos de picolé ou outro pauzinho). As crianças serão orientadas para levantarem o rostinho alegre sempre que um personagem fizer a escolha certa e o rostinho triste sempre que um personagem fizer uma escolha errada. O líder que contará a história também deverá ter um modelo em sua mão.
Iniciar o tema:
Hoje temos uma linda história para contar, é uma parábola.
Alguém sabe o que é uma parábola?
(Explicar o que significa a palavra parábola e porque Jesus se utilizava delas para ensinar ao povo.
O Bom Samaritano
Um dia um homem, um professor da lei perguntou a Jesus:
-Qual é a lei mais importante?
Jesus respondeu: Você já sabe!
-Sim respondeu o professor!. “Devemos amar a Deus de todo coração e ao nosso próximo como a
nós mesmos” Mas… quem é o meu próximo? –Perguntou o professor.
Então Jesus contou esta parábola para explicaro ao professor quem era o seu próximo:
Um homem de Israel (um judeu) estava descendo de Jerusalém para Jericó. Tal vez fosse a trabalho,
ou para comprar alguma coisa porque levava dinheiro com ele.
( Evangelizador, pegue a cidade de Jericó – Figura 2- e pregue na parede do lado esquerdo, e no outro extremo pregue Jerusalém – Figura 3-,no meio coloque o viajante –figura 4)
Este trajeto era muitas vezes perigoso porque era um lugar desértico. Havia alguns ladrões
escondidos esperando o primeiro viajante que atravessa-se para roubar os seus pertences.
(neste momento, o evangelizador ergue o rostinho triste e todas as crianças deverão imitá-lo).
Quando o viajante atravessava tranquilamente, os ladrões o assaltaram, tiraram sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. (Figura 5 e 6) (e troca o viajante em pé pelo que esta no chão figura 7)
Que coisa feia eles fizeram , não é mesmo? (O evangelizador ergue novamente o rostinho triste )
Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. (Figura 8)
Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Este também não fez a escolha certa! (erguer o rostinho triste).
Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Este também não havia aprendido a amar o seu próximo (Figura 9)
(mostrar o rostinho triste).
Mas, um samaritano (Figura 10) (Os judeus não gostavam dos samaritanos e eram tidos por inimigos de
Israel) que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita compaixão, que significa amor, significa que ele se colocou no lugar deste homem.
Ele pensou, “isso poderia ter acontecido comigo ou com um familiar, vou ajudá-lo” Isso é compaixão (erguer o rostinho alegre).
Chegou perto do homem ferido, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. Figura 11 (erguer o rostinho alegre)
No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
-Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. (erguer o rostinho alegre)
Então Jesus perguntou ao professor da Lei:
-Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
Aquele que o socorreu! -respondeu o professor da Lei muito envergonhado.
E Jesus disse: -Pois vá e faça a mesma coisa.
Aplicação
O amor não é apenas um sentimento. É uma decisão de se importar com outras pessoas e
considerá-las superiores a si mesmo, oferecendo ajuda quando estiverem em dificuldades.
Use alguns exemplos para mostrar reações negativas e outras positivas às necessidades, e peça
para as crianças erguer as carinhas dependendo da ilustração que você relatar.
Por exemplo diga:
·Uma criança andando de muletas, ela tem dificuldade de carregar o material da escola, uma criança
passa por ela e se desculpa dizendo que não pode ajudar porque esta muito apressada, outra criança
passa perto e ignora a criança de muletas, fazendo de conta que não esta vendo; uma terceira diz
palavras bondosas mas não toma qualquer atitude. Mas depois aparece uma quarta criança que com
muito amor pega o material da criança de muletas e os carrega e ainda se dispõe a fazer isso todos
os dias.
Peça agora para as crianças levantar a mão e contar alguma boa ou má atitude que tiveram com o
próximo. (as outras erguerão os rostinhos dependendo do relato)
Amor não é uma questão de palavras, mas de ação.
Se você ama realmente a Deus mostre o amor dEle a outros por meio de seus atos. O amor cristão
não é egoísta; ele busca sempre o melhor para todos. Tal amor é um presente de Deus e evidencia
que você e eu conhecemos Jesus como Salvador
·O que teria acontecido com este judeu se o Samaritano não tivesse ajudado?
·Quem é o seu próximo?
·Tem alguma pessoa ou coleginha que você tem ignorado ajudar? Por quê? O que você pode fazer
por elas? O que você fará para mostrar o amor de Deus nesta semana?
Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave.
OI OTIMA AULINHA, VOCE TEM AS IMAGENS DESSAS FIGURAS??
ResponderExcluirVc tem as figurinhas
ResponderExcluirMuito bom, estou fazendo um estudo para os pequenos e me foi muito útil.
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