terça-feira, 15 de novembro de 2011

TEMA: IMORTALIDADE, REENCARNAÇÃO.- 1 ( CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS)

TEMA:  IMORTALIDADE, REENCARNAÇÃO.
OBJETIVOS:
- Reconhecer que a individualidade sobrevive à morte.
 
- Identificar a vivência do amor na Terra como condição para a felicidade espiritual.
1. ATIVIDADE DINÂMICA
Material: Tiras de papel crepom nas cores básicas(azul, amarelo e vermelho), uma tira para cada criança. Com esse material podemos realizar as atividades.
1.1- Dança das cores:Riscar, no pátio, círculos nas cores do papel crepom. As crianças começam a dançar livremente ao som de uma música, movimentando as tiras de papel. Ao interromper a música, as crianças correm para dentro do círculo da cor da sua tira de papel.
1.2- Seqüência de cores:Colocar em fila três crianças com tiras de cores diferentes. Dado um sinal combinado, as outras crianças rapidamente organizam-se em fila, repetindo a mesma seqüência de cores.
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
3.1- Colocar no centro da rodinha um vaso de planta florida.
3.2- Pedir a duas crianças que recortem em papel colorido e pelo traçado (feito anteriormente) duas flores. Se as crianças tiverem condições, as flores podem ser feitas através de dobraduras. Prender as flores numa haste e colocá-la em outro vasinho com terra. Pedir que as crianças observem os dois vasinhos.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Afirmar em relação à flor natural:
– Esta planta verdadeira faz parte da Natureza, que Deus criou. Esta planta nasceu, cresceu, deu flores porque ela tem vida. A vida vem de Deus.
4.2- Afirmar em relação às flores artificiais:
– Estas flores são coloridas, bonitas, mas não têm vida. Elas não podem crescer, nem fazer nascer novas flores. Nós podemos fazer flores de papel parecidas com as naturais, mas não podemos dar vida, porque só Deus dá a vida.
4.3- Narrar: as rosas irmãs
4.4- Avaliar a compreensão da história. Levar a concluir que as “formas” podem morrer, mas a vida não acaba, continuando em novas formas. Afirmar: A vida é linda! Ela vem de Deus.
4.5- Apresentar os seguintes conceitos:
Ü Cada um que vive neste mundo tem um corpo, que nós vemos, e um espírito, que nós não vemos. Eles vivem bem juntinhos (Utilizar duas silhuetas, mostrando as figuras separadas e depois superpondo-as).
Ü Porque temos vida, podemos crescer, comer, correr, trabalhar...
Mas um dia, o corpo vai “morrer”, o corpo não vai mais ter vida(retirar a figura que corresponde ao corpo).
Ü E aquela vida vai continuar no Espírito que vai viver em outro lugar (mostrar figura correspondente).
Ü Cada boa ação que a pessoa fez quando viveu na Terra é uma luz que vai brilhar no espírito(colocar os “pontos de luz” usando rolinhos de durex).
Ü O “eu-luz” pode brilhar muito ou pouco. Quanto mais boas ações, mais brilha.
Ü Quanto o Espírito brilha muito, quer dizer bom e feliz.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Prender no mural um grande coração.
Modo de fazer: Cortar dois corações iguais em cartolina branca. Um servirá de fundo. O outro será colado ao fundo só pelas bordas, deixando livre a parte superior, onde serão introduzidos os desenhos.
5.2-Colocar numa caixinha vários “pontos de luz” (recortes em papel alumínio na forma de pequenas chamas) colocando uma chama recortada em papel laminado. Cada criança diz uma boa ação e cola um “ponto de luz” no coração
5.3- Ao final dizer que assim deve ser o “eu-luz” de cada criança: sempre brilhando muito pelas boas ações, pelo amor que cada um deve ter no coração.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.1- Fazer relaxamento da forma habitual.
6.2- Meditar:
O amor que sinto faz brilhar o meu “eu-luz”.
7- AUTO-AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário