Precursores do Espiritismo

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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tema Básico: Vidas Sucessivas - 2

OBJETIVO:
Identificar a reencarnação como um mecanismo da Lei Divina que propicia a evolução espiritual.

1. ATIVIDADE DINÂMICA

RECONHEÇA OS SONS

Apresentar dois ou três instrumentos de bandinha, tocando-os até que as crianças identifiquem facilmente seus sons. Depois uma criança fica com os olhos vendados. Outra, toca os instrumentos .Retirada a venda, a criança reproduz os sons na mesma ordem que foram tocados.
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Utilizando o anexo 1 (ou se possível com reálias), levar as crianças a observarem as transformações no desenvolvimento do sapo desde a fase de girino até a fase adulta.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Relembrar, através de perguntas, as fases da vida e suas respectivas características de, por exemplo, um pinto, um gato e por fim, de um bebê, sempre dizendo, ao final: “...fica velhinho e depois morre” (Convém lembrar que também podemos morrer por doenças, por acidente e em qualquer idade).
4.2- Quando falar da evolução do bebê, despertar a curiosidade, perguntando e ouvindo as crianças:
– E depois da morte, que acontece?
– Será que ele pode nascer outra vez?
4.3- Narrar: a volta de junita (continuação da história do C.E.A. I-3-42, que deverá ser relembrada).
4.4- Avaliar com perguntas a compreensão da história.
4.5- Esclarecer que:
Ü cada vez que nascemos, ganhamos um novo corpo;
Ü às vezes a gente nasce com a pele branca, outras vezes com a pele escura (anexo 2);
Ü as vezes nasce numa família rica, outras vezes numa família pobre;
Ü o corpo é diferente, mas é o mesmo espírito que vai e volta;
Ü espírito renasce para sentir cada vez mais amor em seu coração, para acabar com o “eu-sombra” e fazer brilhar muito, cada vez mais, o “eu-luz” (anexo 3).
5. ATIVIDADE REFLEXIVA
5.1- Realizar dramatização das duas vidas de Junita da seguinte forma:
- Os personagens Junita e Clara devem ser representados pela mesma criança para que o grupo perceba que é a mesma individualidade.
- O educador irá descrever os fatos acontecidos, desde a narrativa da história “Junita” (C.E.A. I-3-42), estimulando a representação de cada momento:
- Junita brinca com Mariazinha e outros amigos.
- Junita fica doente e vai para o hospital.
- Mariazinha quer visitá-la mas a chuva impede.
- Mariazinha recebe o aviso que Junita morreu e Mariazinha sente saudades.
- A professora esclarece que Junita continua a viver em Espírito e poderá ouvir as preces para ela.
- Junita acorda no mundo espiritual e os amigos a recebem com uma música de saudação (cantar a que for conhecida pela turma).
- Junita volta a estudar.
- Junita é avisada por um amigo espiritual de que nascerá outra vez.
- Junita renasce como irmã de Mariazinha.
Observação: Envolver o maior número possível de crianças na dramatização (brincando, cantando, fazendo barulho de chuva etc).
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
Da forma habitual. Pedir na prece que todas as criancinhas que estão nascendo possam receber muito amor.
7- AUTO-AVALIAÇÃO

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