OBJETIVO:
|
Despertar o interesse para a busca das verdadeiras riquezas do Ser.
|
DISPARATE
Os participantes são divididos em dois grupos. A um deles o coordenador dá tiras de papel com as perguntas da relação abaixo (ou outras). Ao outro grupo dá as respostas. Os dois grupos aproximam-se formando duplas, aleatoriamente, colocando-se em duas fileiras que se defrontam. Cada participante lê, em voz alta, a pergunta e seu par a resposta. Este jogo pode ser repetido outras vezes pois, a cada nova formação de duplas, haverá nova surpresa.
PERGUNTAS
|
RESPOSTAS
| |
1. Onde você estuda? |
ó
| 1. No 3o andar do prédio da esquina. |
2. Como gosta de comer? | ó | 2. Na mesa com garfo e faca. |
3. Onde você brinca? | ó | 3. No fundo do quintal, à noite. |
4. Onde guarda os sapatos? | ó | 4. Debaixo da cama. |
5. Você beija suas amigas? | ó | 5. Depende da intimidade. |
6. O que seu melhor amigo gosta de fazer? | ó | 6. Cafuné na sola do pé. |
7. Como você gosta de dormir? | ó | 7. Bem espalhada na cama. |
8. Como você se distrai? | ó | 8. Vendo filme de terror. |
9. Onde você tomou banho? | ó | 9. No banheiro da escola. |
10. Você faz careta? | ó | 10. Só trancado no carro. |
3.1- Apresentar no quadro, ou em tiras de papel, as seguintes frase:
A esperança é a última que morre.
A esperança é um inseto; portanto, tem seis pernas.
Estudei com a esperança de tirar boa nota.
A esperança dá alegria aos corações.
3.2- Pedir ao grupo que leia cada frase e aponte aquela(s) onde a palavra esperança se refere a um ser vivo e as que se referem à esperança como sentimento.3.3- Dizer que contará uma história que fala da esperança como sentimento.
4.1- Narrar a história: as estrelas que ficaram na terra
4.2- Avaliar a compreensão da história, através de perguntas.
4.3- Relatar o seguinte fato:
Um rapaz, no seu primeiro emprego, certo dia acendeu uma vela para procurar um objeto num cômodo totalmente às escuras. Ali havia uma vasilha com um líquido inflamável, que logo pegou fogo. O rapaz rapidamente apagou-o com um cobertor que encontrou no chão. Ao ser chamado atenção pelo descuido, que poderia um líquido inflamável ter provocado um grave incêndio, defendeu-se dizendo ignorar que havia ali. Ele desconhecia a verdade isto é, a realidade daquela situação.
|
4.4- Perguntar:
– É importante conhecer a verdade sobre as coisas?– É importante conhecer a verdade sobre nós e o que nos ajuda ou prejudica?4.5- Ouvir as respostas. Dizer que nos próximos encontros iremos descobrindo muitos “pedacinhos” da Verdade sobre nós e sentiremos muita esperança. É a Verdade e a Esperança vão dar-nos paz, coragem e felicidade.
5.1- Dividir a turma em dois ou mais subgrupos, colocando-os afastados. Propor que cada um crie uma dramatização: “O diálogo das estrelas que visitaram a Terra”.Lembrar que poderão falar sobre o que as estrelas pensavam antes de visitarem a Terra, o que viram de belo e de ruim, a surpresa, o regresso, a decisão da estrelinha verde etc.
5.2- Pedir que cada grupo faça sua apresentação. Valorizar os trabalhos apresentados, complementando com alguma observação que se faça necessária
Colocar música instrumental suave. Pedir que todos se sentem confortavelmente, fechem os olhos, respirem naturalmente, prestando atenção aos movimentos respiratórios. Quando se sentirem relaxados e tranqüilos, imaginar um céu muito estrelado. Fixar essa imagem mental, procurando sentir grande paz.7- AUTO-AVALIAÇÃO
Pedir que cada um expresse o interesse que cada atividade despertou, e se a conduta individual e a grupal favoreceram o trabalho realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário