Precursores do Espiritismo

Loading...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Tema Básico> A busca da verdade (1)

OBJETIVO:
Despertar o interesse para a busca das verdadeiras riquezas do Ser.

1. ATIVIDADE DINÂMICA
Cada criança formará uma dupla com o colega que está a seu lado. Cada dupla irá ao centro da rodinha e falará (ou cantará):
 – Que bom te ver!
Que bom te conhecer!
Eu sou ............(diz seu nome)
Você é .........? (o colega diz o nome)
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
Colocar música suave. Dizer às crianças que, ao ouvirem um sininho, cada um sentará em silêncio, na rodinha (traçar no chão um círculo, com giz, para marcar o local da rodinha). Pedir que respirem calmamente, prestando atenção aos movimentos da respiração.
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
3.1- Pedir que as crianças procurem os três objetos “valiosos” (explicar o significado) que foram escondidos em lugares diferentes da sala (ou do pátio) antes do  inicio das atividades (Ex.: dinheiro, livro, brinquedo diferente...).  Conforme a idade das crianças, pode-se dar pistas, como: “serve para fazer compras”, “é um objeto com muitas figuras” etc)
3.2- Pedir que as crianças, uma de cada vez, peguem o pincel, pintem uma das partes “valiosas” do corpo e a “carimbem” na folha de papel, usando tinta guache (colocar, no chão ou sobre mesa baixa, uma folha de papel pardo de modo a facilitar a atividade.  A tinta guache já deve estar diluída).
Observação: Se a criança indicar uma parte que não pode ser carimbada (ex.: coração), pedir que a desenhe no papel.
3.3- As crianças guardam o material de pintura, lavam as mãos e colocam, no mural ou na cordinha, o trabalho que fizeram.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Colocar os objetos “valiosos” encontrados pelas crianças no centro da rodinha e perguntar: – Por que o ..................(dinheiro, livro...) tem valor? Para que serve?– Se vocês não tivessem procurado com vontade de encontrar, teriam achado?
4.2- Pedir às crianças que pensem em três coisas “valiosas” da Natureza (lembrar que podem estar no céu, na terra, no mar...) e digam por que são importantes.  Ouvir as crianças. Estimular para que falem.
4.3- Pedir que cada um, agora, olhe bem o seu corpo e escolha uma parte muito importante.

5- ATIVIDADE CRIATIVA
Pedir  a algumas crianças que cada uma pegue, na caixa, um brinquedo que goste e mostre aos colegas de que maneiras se pode brincar com ele. Estimular as crianças não só a criar novas formas de brincar, mas também a falar sobre elas.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
A mesma atividade da harmonização inicial.
7- AUTO-AVALIAÇÃO
Perguntar:
– O que você mais gostou de fazer?– Você ajudou algum coleguinha? Como?– O grupo comportou-se bem ou precisa melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário