Precursores do Espiritismo

Loading...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Tema: Vidas Sucessivas (3)

OBJETIVO:
Identificar a reencarnação como um mecanismo da Lei Divina que propicia a evolução espiritual.

1. ATIVIDADE DINÂMICA

PROIBIDO DIZER "SIM" E "NÃO".

Todos em círculo. O educador chama um participante, que vai para o centro do círculo, fazendo-lhe perguntas. Elas deverão ser respondidas corretamente sem empregar as palavras “sim” e “não”. Se forem faladas, o participante sai do círculo.
Exemplos:
– Você está bem de saúde?
– Você é filho único?
– Viu algum filme no domingo?
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Realizar o jogo: outra chance
- Riscar no chão uma linha sinuosa.
- Formar a fila das crianças e entregar à primeira uma colher e uma bolinha de isopor. Pedir que ela caminhe rapidamente sobre a linha traçada equilibrando a bolinha na colher.
- Quem não conseguir irá formando uma segunda fila para tentar outra vez, após o término da primeira fila. Pode-se dar mais de uma chance e aumentar um pouco a dificuldade como, por exemplo, segurar a colher acima da cabeça ou com o braço esticado.
Obs.: O objetivo do jogo é chamar a atenção para a outra chance a fim de vencer.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Dialogar com o grupo que, à semelhança do jogo, temos também muitas chances para nos melhorarmos. Nascemos, vivemos, morremos e Deus nos dá a “chance” de renascermos outras vezes. Em cada existência, temos a oportunidade de nos tornarmos melhores, o que mostra o amor de Deus por nós.
4.2- Narrar: a nova chance
4.3- Estimular os participantes a comentarem o caso. Se ainda necessário, ressaltar que, quando apesar das chances, não nos esforçamos, aumentam as dificuldades e dores a fim de que elas nos libertem da “preguiça” de avançar no progresso espiritual.
5. ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Dividir o grupo em três subgrupos para uma apresentação relativa à história narrada.
5.2- Um dos subgrupos apresenta o primeiro momento(Sueli na vida em família), o outro apresenta o segundo momento(Sueli e seu Protetor no mundo espiritual) e o terceiro grupo, a vida de Sueli na nova encarnação, criando situações comuns da infância. Reler pausadamente a história, antes do início do trabalho em grupo, estimulando a imaginação das crianças a respeito das situações que estão sendo vividas por Sueli.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.2- Fazer relaxamento e respiração da forma habitual. Pedir que visualizem um local bonito e tranqüilo, que traga bem-estar.
6.2- Meditar:
Sou um espírito imortal e a cada dia torno-me melhor.
7- AUTO-AVALIAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário