Unidade: A natureza
Objetivo: Identificar características e importância dos
vegetais, assim como a interação responsável do homem com esses recursos.
1- Atividade dinâmica
-2- Harmonização inicial
3- Atividade Introdutória
3.1- Selecionar, previamente, em duplicatas,
minerais como, por exemplo: pedras de cores diferentes, pequenos mármores,
granitos, cristais; partes de vegetais, tais como: folhas vermelhas e verdes,
de diferentes tipos, frutos comum na região, pedaços de cascos de árvores...
3.2- O educador colocará no centro da
rodinha uma amostra de cada tipo e as duplicatas na frente das crianças,
pedindo que apenas as observem e procurem descobrir a correspondente no centro
da rodinha.
4- Atividade reflexiva
4.1- O educador chamará uma criança de cada
vez para apresentar a sai amostra, indicar a outra semelhante, e depois
perguntará:
ü
O que é
ü
Se nasce e cresce
ü
Se tem vida
ü
Se é animal ou vegetal
ü
Se já viu em algum lugar
ü
Pra que serve
ü
Se precisa cuidados e quais são eles
4.2- O
educador destacará um atributo de cada peça (cor, brilho, resistência,
utilidade...) , buscando desenvolver a sensibilidade das crianças para o belo,
o útil, revelando admiração pela natureza, que protege todos os seres. Por exemplo:
- Olhem estes carrapichos. A natureza deu-lhes estes
espinhos. Isso foi muito bom para eles, senão todos esses frutinhos seriam
comidos pelos animais.
4.3- Após
isso, cada criança colocará suas amostras na caixa correta: dos vegetais ou dos
minerais.
5-Atividade criativa
5.1- O educador apresentará dois ou mais
desenhos simples em tamanho grande. Depois de dividir a turma em dois grupos,
pedirá a cada um deles que cole pedacinhos das plantas (folhas, sementes...) no desenho ,
fazendo um trabalho bem bonito.
Observação: os desenhos dependerão do nível
das crianças: bola, arvore, chapéu, vestido... orientar o modo de passar a cola
no papel. Deixar secar bem. Em seguida expor os trabalhos no mural da sala.
5.2- As crianças poderão plantar sementes
diferentes numa caixinha de madeira ou caixotinho de frutas. Cada criança
prepara uma plaquinha com o desenho do que plantou colando-a em palitos de sorvete
para identificar a semente plantada.
6-Harmonização final/prece
Apresentar a gravura de um jardim com
flores (anexo 1) ou apresenta-la em transparência no retroprojetor. Lembrar que
as flores são partes das plantas, destacando sua beleza. Dizer que também foram
criadas pelo nosso Pai do Céu, portanto são também nossas irmãs. Depois de
observadas, pedir que as crianças, com os olhos fechados, imaginem que estão no
meio delas, sentindo seu perfume...
pensar: Como são lindas as flores!
Auto Aavaliação
Fonte:
Apostila Lar Fabiano de Cristo
Educação do Ser Integral
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