Precursores do Espiritismo

Loading...

terça-feira, 12 de junho de 2012

Tema básico: A vida vegetal (Crianças de 4 a 7 anos)


Unidade: A natureza

Objetivo: Identificar características e importância dos vegetais, assim como a interação responsável do homem com esses recursos.

    1-  Atividade dinâmica

-2-  Harmonização inicial

    3-  Atividade Introdutória
3.1- Selecionar, previamente, em duplicatas, minerais como, por exemplo: pedras de cores diferentes, pequenos mármores, granitos, cristais; partes de vegetais, tais como: folhas vermelhas e verdes, de diferentes tipos, frutos comum na região, pedaços de cascos de árvores...
3.2- O educador colocará no centro da rodinha uma amostra de cada tipo e as duplicatas na frente das crianças, pedindo que apenas as observem e procurem descobrir a correspondente no centro da rodinha.
    4- Atividade reflexiva
4.1- O educador chamará uma criança de cada vez para apresentar a sai amostra, indicar a outra semelhante, e depois perguntará:
ü  O que é
ü  Se nasce e cresce
ü  Se tem vida
ü  Se é animal ou vegetal
ü  Se já viu em algum lugar
ü  Pra que serve
ü  Se precisa cuidados e quais são eles
                4.2- O educador destacará um atributo de cada peça (cor, brilho, resistência, utilidade...) , buscando desenvolver a sensibilidade das crianças para o belo, o útil, revelando admiração pela natureza, que protege todos os seres. Por exemplo:
- Olhem estes carrapichos. A natureza deu-lhes estes espinhos. Isso foi muito bom para eles, senão todos esses frutinhos seriam comidos pelos animais.
               4.3- Após isso, cada criança colocará suas amostras na caixa correta: dos vegetais ou dos minerais.
     5-Atividade criativa
5.1- O educador apresentará dois ou mais desenhos simples em tamanho grande. Depois de dividir a turma em dois grupos, pedirá a cada um deles que cole pedacinhos das  plantas (folhas, sementes...) no desenho , fazendo um trabalho bem bonito.
Observação: os desenhos dependerão do nível das crianças: bola, arvore, chapéu, vestido... orientar o modo de passar a cola no papel. Deixar secar bem. Em seguida expor os trabalhos no mural da sala.

5.2- As crianças poderão plantar sementes diferentes numa caixinha de madeira ou caixotinho de frutas. Cada criança prepara uma plaquinha com o desenho do que plantou colando-a em palitos de sorvete para identificar a semente plantada.
    6-Harmonização final/prece
Apresentar a gravura de um jardim com flores (anexo 1) ou apresenta-la em transparência no retroprojetor. Lembrar que as flores são partes das plantas, destacando sua beleza. Dizer que também foram criadas pelo nosso Pai do Céu, portanto são também nossas irmãs. Depois de observadas, pedir que as crianças, com os olhos fechados, imaginem que estão no meio delas, sentindo seu perfume...
pensar: Como são lindas as flores!

    Auto Aavaliação





Fonte:
Apostila Lar Fabiano de Cristo       
Educação do Ser Integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário