terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O SER: CORPO E ESPIRITO (1)

OBJETIVO:
Identificar-se como espírito imortal que possui temporariamente um corpo físico, que lhe serve de instrumento para seu progresso.

1. ATIVIDADE DINÂMICA
BERLINDA
O grupo organiza-se em uma ou mais fileiras em semi-círculo.  Uma criança, por vez, senta-se em frente ao grupo, na “berlinda”.  Outra criança fará cinco perguntas ao entrevistado, sendo que duas são obrigatórias:
– Como você se chama?– Quantos anos você tem?
Outras perguntas podem ser feitas:
– Onde você estuda?–  Qual a cor dos seus olhos?– A que horas você dorme?– Você acorda sozinho ou precisa que alguém o chame?– Qual o programa de TV que você gosta?– Qual a sua altura? (possibilitar a medição caso a criança não saiba).
Obs.: O ideal será que todos passem pela “berlinda”, ainda que em dias diferentes, pois esta é uma dinâmica para conhecimento do grupo.
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
3.1- Apresentar o anexo 1 e perguntar se identificam as aves (pato, periquito, galinha, beija-flor, tucano e águia). Dialogar sobre as diferenças de bicos, que estão perfeitamente adaptados ao tipo de alimentação da ave; de pés, conforme o meio onde vive.
3.2- Perguntar o que sabem sobre a vida das águias:
· onde vivem (alto das montanhas)
· como é a visão (vêem a grandes distâncias)
· onde voam (voam a grandes alturas)
3.3- Dizer que contará uma história de uma águia que não sabia quem era.
   4. ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Narrar: a águia que não sabia quem era (adaptação do conto de James Aggrey).
4.2- Desafiar o grupo dizendo que irá fazer algumas perguntas para ver se conhecem a si próprios ou se vivem enganados como a águia. Pedir que o grupo escolha três colegas a fim de formarem um júri para avaliação das respostas que serão dadas, devendo completá-las ou corrigi-las, conforme a necessidade. (Lembrar a atitude de respeito em relação às opiniões).

Exemplos de perguntas:
– Quem é você?
– Você é apenas este corpo?– A alma (ou espírito) morre?– Você é um espírito que tem um corpo?– Para que você nasceu neste mundo?
– Para que todos nós nascemos?– Existe alguém que nasceu para ser mau?
– Você é filho de Deus?

– Deus ama você?
4.3- Concluir o interrogatório afirmando que muitas pessoas vivem no mundo tal como a águia que pensava ser galinha:
São espíritos, mas pensam que são apenas o corpo;
São filhos muito amados de Deus, mas pensam que são esquecidos por Ele;
• Nasceram para tornarem-se bons, mas fazem os outros sofrer;
• Nasceram para fazer brilhar, cada vez mais, o “eu-luz”, mas preferem viver com o “eu-sombra”.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
Propor que o grupo dramatize a história.  Nessas primeiras reuniões o grupo ainda pode estar inibido e, nesse caso, o educador deve auxiliar a dramatização no papel de narrador. O importante é que as crianças vivenciem as ações.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
Realizar o mesmo exercício descrito no C.E.A I-2-21
7- Auto-Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário