Precursores do Espiritismo

Loading...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tema: Paz a Grande Conquista - 4 (Crianças de 8 a 12 anos)

OBJETIVO:
Identificar a paz como a grande conquista da alma, resultado da sua harmonização com a Lei Divina.


1. ATIVIDADE DINÂMICA
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Fazer previamente um dado com, no mínimo 10 cm de aresta. Cada lado contém um símbolo diferente. O participante joga o dado e a figura que ficar para cima será cumprida, dentro do tema – paz, a grande conquista.
a- ponto de interrogação - O participante faz uma pergunta de acordo com o tema, a um colega da sua direita.
b- coração - Dizer a um colega da sua esquerda uma frase ou uma saudação sobre a paz. Lembrar a saudação de Jesus: “Paz seja convosco!”
c- notas musicais - Cantar uma música que fale de paz.
d- a palavra paz - Completar a frase: Sinto paz quando ...
e- uma pomba branca (símbolo da paz) - Contar uma breve história feliz sobre a paz.
f- uma TV - Dizer uma notícia boa sobre a paz.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Dizer que a paz é muito importante para o homem. Só existe felicidade onde existe paz. Muitas pessoas em muitos lugares do mundo trabalham pacificamente para a paz. É necessário muito esforço de cada um de nós para conseguir a paz verdadeira. Dizer que vai contar uma história real de um brasileiro muito importante, que trabalhou muito para a paz, principalmente entre brancos e índios.
4.2- Narrar: marechal rondon - homem de paz. (obs: ver página historinhas)
4.3- Perguntar:
– Vocês já tinham ouvido falar no Marechal Rondon?
– Conhecem outras pessoas que também colaboraram ou colaboram para a paz? Quem?
– As pessoas que só fizeram o bem  e não fizeram nenhum mal, como Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Betinho, Dr. Bezerra de Menezes, são pessoas de paz?
– E nós podemos ser também pessoas de paz? Como?
4.4 - Concluir que:
A paz resulta de uma consciência tranqüila, harmonizada com a Lei Divina.
Aquele que trabalha, cumpre com seus deveres, age de forma honesta, ajuda o próximo, se esforça por melhorar porque tem confiança em Deus, está em paz.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Dividir o grupo em 3 ou 4 subgrupos. Pedir que cada subgrupo faça um desenho que represente a paz.
5.2- Cada subgrupo apresenta o trabalho e fala, se desejar. Expor os trabalhos no mural. Perguntar se durante a confecção do trabalho o clima do subgrupo foi de plena paz.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.1- Cantar uma música que fale na paz como, por exemplo, “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.
6.2- Pedir que, de pé, formem um círculo e cantando baixinho, fechem os olhos e estendam a mão direita.
6.3- Preparar previamente corações pequeninos iguais, de papel colorido, dobrá-los em 4 e colocar na mão de cada participante.
6.4- Dizer que vai contar de 1 até 3 e quando ouvirem o número 3 poderão abrir os olhos e abraçar quem tiver uma “figura” igual a sua. (Todos se abraçarão porque os corações são iguais)
7- AUTO-AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário