quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tema: Emoções - 1

Objetivos:
- Reconhecer que as experiências vividas influenciam nossas emoções, sentimentos e atitudes, podendo gerar conflitos, traumas psicológicos e doenças.
 
- Identificar as atitudes adequadas para a conquista do equilíbrio do ser.

1- Atividade Dinâmica: sugestões no MA-03 e MA-05.
2- Harmonização Inicial
3- Atividade Introdutória
Mostrar duas ou três figuras grandes, retiradas de revistas, que mostrem pessoas ou animais. Por exemplo, uma família reunida, um animal sozinho, uma ou mais crianças. As gravuras devem expressar emoções diferentes.
4- Atividade Reflexiva
4.1- Estimular a observação com perguntas:
• A pessoa (ou animal) está alegre ou triste? Envergonhada? Com raiva? Carinhosa? Com medo? Espantada?
• Quando você está triste, o que gosta que o amigo lhe faça?
• E você acha que pode ajudar um amigo que está triste? Como?
4.2- Narrar: um passeio no sítio
4.3- Perguntar:
– Por que Glorinha tinha tanto medo da piscina?
– Glorinha era quase um bebê quando caiu. Será que ela se lembrava ainda do que tinha acontecido?
– Glorinha não se lembrava de ter caído na piscina. Mas, o que ficou “lá dentro dela”?
– Vocês acham que Juliana ajudou Glorinha a vencer o medo da água? Como ela conseguiu?
– De que devemos ter medo?
4.4- Concluir que:
Ü As coisas que nos acontecem ficam guardadas dentro de nós, mesmo quando a gente não lembra. E, um dia, sem entender, a gente pode sentir medo de algumas coisas.
Ü É importante não dar susto nos colegas nem causar medo de qualquer tipo.
Ü Também não devemos caçoar das dificuldades dos colegas, mas procurar entender o medo que sentem.
Ü Lembrar que Jesus é um amigo que nos dá força para vencermos qualquer dificuldade.
Ü Devemos ter medo do que é perigoso para nós (dar exemplos do cotidiano).
5- Atividade Criativa
Propor às crianças montarem, em duplas, rostos diferentes, usando os desenhos do anexo 1 dizendo, depois, qual a emoção que o rosto mostra. Incentivar o grupo a ajudar os amiguinhos. Reproduzir o anexo 1 de acordo com o número de duplas.

6- Harmonização Final/ Prece
Pedir que as crianças pensem em alguém muito bom e amigo. Um amigo invisível, que está sempre conosco e se alegra quando fazemos boas ações. Sentir que essa pessoa lhe dá sua mão e diz:
Estou sempre com você. Sou seu amigo.

7- Auto-Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário