quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TEMA BÁSICO:AMOR: DO EGOCENTRISMO AO ALTRUÍSMO - 1


TEMA BÁSICO:
AMOR: DO EGOCENTRISMO AO ALTRUÍSMO
OBJETIVOS:
Desenvolver sentimentos de amorosidade nas ações da vida cotidiana.


1. ATIVIDADE DINÂMICA:
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Com as crianças sentadas na rodinha, dizer que enquanto ouvem a música vão passar de mão em mão dois objetos, um para cada lado. De repente, suspende-se a música e quem estiver com um dos objetos deverá dizer: - Gosto de....... (nome do colega que está com outro objeto) porque ele é.......... (dizer uma coisa boa, uma qualidade do amigo). O colega indicado faz o mesmo. A atividade continua.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Comentar sobre a atividade e perguntar:
– Você gosta quando um amigo o ajuda?
– Será que todos gostam?
4.2- Narrar: os amiguinhos do bosque
4.3- Perguntar:
– Por que a formiguinha estava triste?– O que fez o passarinho quando viu a formiguinha triste?– Como a abelha alegrou a formiguinha?– E a formiguinha foi gentil com ela?– Uma pessoa que não é gentil, que briga, consegue ter amigos?– Todos os animais ficaram felizes? Por quê?– Quando ajudamos alguém nosso coração fica feliz?
5- ATIVIDADE CRIATIVA
Convidar três crianças voluntárias para fazerem a expressão corporal da história. Colocar as máscaras dos personagens (anexos 1,2 e 3). Ler pausadamente a história para que as crianças possam representá-la. No final todos os colegas se confraternizam em torno da mesa do lanche.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.1- Visualizar uma flor bem bonita. Pensar numa pessoa que está zangada com você. Dar essa flor para a pessoa. Ver que a pessoa ficou feliz e você também.
6.2- Meditar
Quero bem ao meu amigo.

7- AUTO-AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário