terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tema Básico: Humildade


OBJETIVOS:
Reconhecer que a humildade não se revela pelo exterior, mas pelos autênticos sentimentos de igualdade, respeito e serenidade.
1- ATIVIDADE DINÂMICA: sugestões no MA-03 e MA-05.
2- HARMONIZAÇÃO INICIAL
3- ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Apresentar as gravuras do anexo 1 e perguntar ao grupo, pedindo que justifique a opinião:
– Uma dessas pessoas é humilde e a outra orgulhosa. Podemos saber quem são?
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Ouvir as respostas. Conduzir a reflexão:
– Podemos apenas pela aparência externa saber se uma pessoa é humilde ou orgulhosa?– Um rico pode ser humilde? Como?– Um pobre pode ser orgulhoso? Como?
4.2- Narrar: A TABOA E O JEQUITIBÁutilizando o flanelógrafo. O cenário será o descrito na história. Os elementos devem ser feitos em material de cores vivas.
4.3- Explorar a história através de diálogo reflexivo:
– Por que o jequitibá se achava superior à taboa?– Ele tratou a taboa com orgulho ou com humildade?– E a taboa foi humilde ou orgulhosa?– O que foi mais forte que o jequitibá?– Por que a taboa escapou da tempestade?– Na vida real acontece o mesmo: os orgulhosos acabam sempre “caindo”? Por quê?
4.4- Pedir que o grupo analise a seguinte situação:
Mário gosta muito de conversar com os amigos mas explode de raiva toda vez que alguém lhe contraria ou aponta um erro. Qual o sentimento que o leva a agir assim? Como podemos tornar-nos humildes?
4.5- Concluir que:
Ü Só é humilde quem sabe ouvir, compreender e respeitar os direitos dos outros.
Ü O orgulho tira a serenidade e é inimigo da humildade.
Ü Os humildes têm paz interior e vencem melhor qualquer dificuldade.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Dividir os participantes em subgrupos, propondo que cada um crie um final para a seguinte história: “Era uma vez um menino que era muito humilde em casa, mas muito orgulhoso na escola. Certo dia...”
5.2- Os subgrupos apresentam o seu final da história, que será apreciado pelos demais. Incentivar sempre o respeito nos comentários.

6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.1- O grupo em círculo. Cada um deve imaginar-se flexível como a taboa dobrando-se durante a tempestade. Identificar-se com a plantinha.
6.2- Meditar:
Sou capaz de vencer todas as dificuldades.
7- AUTO-AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário