TEMA BÁSICO:
VALORIZAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA
|
OBJETIVO: Identificar medidas de segurança física.
|
1- Atividade Dinâmica
2- Harmonização Inicial
Mostrar o anexo 1 pedindo que as crianças observem a figura e identifiquem as brincadeiras perigosas e as que não são perigosas, justificando.
4.1- Colocar as crianças em fila e à sua frente traçar dois espaços, limitados com uma linha ver-melha e outra verde. Será citada uma brincadeira. Se esta for perigosa, o primeiro da fila passará imediatamente para o espaço vermelho. Se não for perigosa, para o verde e assim por diante; cada um explicará porque achou que a brincadeira é ou não perigosa.
Perguntas:
É perigoso:
- jogar bola no campo de futebol?
- soltar balão? - brincar com faca ou canivete? - tomar banho? - brincar com fogo? - soltar bombinhas? - mexer na casa de abelha ou marim-bondo? - assoviar? - puxar o rabo do cachorro? |
- chutar garrafa?
- tomar remédio sem falar com a mãe? - cantar no banheiro? - brincar em lugar abandonado? - apanhar coisa no lixo para brincar? - andar de “skate” na rua sem olhar os car-ros? - brincar perto de fios elétricos? - brincar de peteca com amigos? - brincar longe de casa? |
4.2- Perguntar às crianças se conhecem algum amigo que ficou machucado com uma brincadeira perigosa. Ouvir as crianças. Estimular a participação do grupo pedindo outros exemplos de brincadeiras e suas conseqüências.4.3- Narrar a história: a fórmula mágica4.4- Avaliar a compreensão através das perguntas.
– Por que Mimi ficou doente?
– Devemos dar qualquer alimento para nosso bichinho de estimação?
– Podemos comer qualquer planta? Por quê? Existem folhas gostosas que fazem bem à saúde? Quais?
– Podemos colocar qualquer coisa na boca? Por quê?4.5- Concluir que a nossa vida é muito importante e devemos tomar os cuidados necessários.
6.1- Da forma habitual. Visualizar um raiozinho de luz que desce lá do alto e ilumina todo o corpo.6.2- Meditar:
Minha vida é muito importante. Vou cuidar bem de mim.
|
7- Auto-Avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário