quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tema: Coragem e Perseverança - 1 ( Jovens e Adultos)


TEMA BÁSICO:
CORAGEM E PERSEVERANÇA
OBJETIVO:
Distinguir coragem e força interior para enfrentar dificuldades, da ousadia e de arriscar a vida sem motivo justo.





1. ATIVIDADE DINÂMICA: sugestões no MA-03 e MA-05.
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Narrar, de modo simplificado, a Parábola dos Talentos, (Mateus: 25-30) contada por Jesus.:
Um homem, antes de partir em viagem, chamou seus servos e entregou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois talentos e ao terceiro, um talento (moeda daquela época), a cada um segundo sua capacidade. O que recebeu cinco talentos, negociou com eles e ganhou mais cinco. O que recebeu dois, também negociou e ganhou mais dois. Mas o que recebeu um, escondeu na terra o dinheiro. Muito tempo depois, voltou o senhor daqueles servos e acertou as contas. O que havia recebido cinco talentos, devolveu outros cinco, dizendo:
– Senhor, tu me entregaste cinco talentos, eis aqui mais outros cinco que lucrei.
Seu senhor lhe disse:
– Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel nas coisas pequenas, dar-lhe-ei a guarda das grandes. Entra na alegria do teu senhor.
Da mesma forma apresentou-se o que havia recebido dois talentos, entregando ao senhor, mais dois. E o senhor respondeu da mesma forma.
Chegou o que havia recebido um talento e disse:
– Senhor, sei que és um homem duro; e temendo escondi o teu talento na terra. Eis aqui o que é teu.
O senhor respondeu:
– Servo mau e preguiçoso, sabias que sou rigoroso. Devias logo dar o dinheiro aos banqueiros e, chegando, eu teria recebido com juros o que era meu. Tirai-lhe o talento e dai-o ao que tem dez.

Obs.: Explicar que parábola é uma história que tem um significado simbólico. Nessa parábola, o   senhor representa Deus ou a Lei Divina e os servos somos todos nós. As moedas representam os bens que recebemos: saúde, família, dinheiro, oportunidades.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Perguntar:
– Qual dos servos tinha menos recursos?– Que sentimento dominou esse terceiro servo e que o impediu de multiplicar o dinheiro? (o medo).– No acerto de contas, o senhor aceitou o medo como justificativa?– Na vida, o medo pode nos impedir o sucesso?

4.2- Ouvir os participantes, conduzindo a reflexão e o debate, para a compreensão dos seguintes   conceitos:

Ü Tal como o servo da narrativa evangélica, há muitas pessoas que dizem ser pobres de recursos e ficam ociosas pelos seus medos;Ü Há vidas dominadas pelo medo: medo de trabalhar, medo de estudar, medo de sofrer, medo   de perder amigos, medo de amar e sofrer decepção , medo de viver, medo de morrer...Ü O medo pode tornar o homem irresponsável, fraco, sem iniciativa.Ü Essas pessoas, dominadas pelo medo, não melhoram sua existência porque não é a situação  de dificuldade que faz sofrer, mas a falta de coragem que as domina. Como nos diz um orientador Espiritual (anexo1):
“O que mais nos faz sofrer no mundo:

Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.                                          Não é a doença. É o pavor de recebê-la.Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.”
Ü O cristão deve estar atento aos seus sentimentos, superando o medo com a plena confiança em Deus. O apóstolo João (Apocalipse 2: 10) recomendou-nos: Nada temas das coisas que hás de padecer.
4.3- Auxiliar o grupo a distinguir coragem de outros sentimentos.
– Avaliar se o medo é irracional e, portanto, deve ser combatido, ou se é uma atitude de cuidado, de prudência, o que não significa falta de coragem.– Não confundir ser corajoso com “ser valentão”. Quem vive provocando ou enfrentando brigas não é corajoso; é irresponsável e agressivo.– Arriscar a própria vida inutilmente não é coragem, é imprudência. A vida é o maior bem. Mas arriscar a própria vida para salvar outra vida é prova de coragem.
4.4- Apresentar o anexo 2, dialogando através de exemplos do cotidiano.
Corajoso é o que trava lutas silenciosas dentro do próprio coração:
ü Abandona o caminho errado e sustenta a decisão de uma vida digna.ü Não age por impulso, mas reflete e analisa as conseqüências de seus atos.
ü Aprende com os insucessos da vida e corrige-se.ü Age corretamente quando todos agem de modo diferente.ü Reconhece os próprios erros sem jogar culpa em ninguém.

4.5- Considerar que o medo mesmo irracional, é um sentimento real para quem o sente. Como auxiliar a vencer? (anexo 3)

                                                                                                                                                               
ü Ganhar gradativamente confiança em si realizando pequenas tarefas dignificantes. É um      exercício de auto-valorização, pois medo significa insegurança.
ü  Assumir a responsabilidade dos seus deveres e perseverar, conquistando paz e segurança  íntimas.
ü À medida que aumenta a nossa disposição em realizar tarefas dignas, adquirimos coragem e os medos vão desaparecendo concomitantemente.

4.6- Dizer que são muitos os exemplos de pessoas que desenvolveram a coragem e conseguiram vencer grandes dificuldades:
– O grande compositor Chopin, já tuberculoso, compôs belas músicas entre crises de hemoptises (golfadas de sangue).– Roosevelt tornou-se presidente dos Estados Unidos, colaborando para a paz mundial durante a Segunda Guerra, depois de ter poliomielite e ficado com seqüelas da paralisia.– Hellen Keller era cega, surda e muda; aprendeu a falar e compreendia o que os outros falavam, apenas tocando levemente os lábios. Estudou, adquiriu grande cultura e expressava sempre seu amor a Deus.– As muitas pessoas que são ignoradas pelo mundo (mas não por Deus) e que nos seus lares dão os mais belos exemplos de dignidade e coragem (podem ser apontados exemplos do grupo).
4.7- Concluir citando Jesus como o exemplo de coragem em toda sua vida, como, por exemplo,  nas suas últimas horas na Terra, ensinando-nos a aceitar os desígnios do Pai com fé e resignação:
– A cruz não lhe tira a serenidade.– Não amaldiçoa Judas pela sua traição.– Na cruz, suplica perdão para a ignorância dos algozes
Refletir que, da mesma forma, nos momentos mais difíceis , nós também devemos manter a fé, com o coração fiel à Vontade Divina.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Formar subgrupos e propor:
1a opção: Criação de uma história destacando a atitude de coragem de um personagem.2a opção: A sugestão anterior precedida da dramatização da Parábola dos Talentos.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL
6.1- Proceder o relaxamento da forma habitual. Visualizar a serenidade de Jesus, com ânimo forte, nos momentos mais difíceis... tendo de deixar os discípulos amados... sempre fiel a sua missão.
6.2- Meditar:
O Senhor é meu Pastor; nada me faltará
                                                                                                                                         
7- AUTO-AVALIAÇÃO

Imagens


Anexo 1


Anexo 2


Anexo 3

4 comentários:

  1. Onde eu encontro essas dinâmicas de MA-03 E MA-05 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen.
      Esses tópicos MA-3 Conjunto de experiencia de aprendizagem e MA-5 Atividades Dinâmicas, fazem parte da coleção de Apostilas do Lar Fabiano de Cristo. Algumas dessas atividades estão no Blog como Dinâmicas de Grupo, Atividades Pedagógicas e Atividades Recreativas.

      Excluir
  2. Ah sim, obrigada pela ajuda Luciana !

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia! Sou Luciana, moro em Nova Lima - MG. evangelizo adolescentes de 9, 10, 11 e 12 anos. Posso trabalhar com eles desta forma a parábola dos talentos? Achei super interessante!

    ResponderExcluir